Fatos que você provavelmente desconhece sobre o Edifício Itália
18/07/2020 18:21 em Cultura

O Edifício Itália é um marco arquitetônico de São Paulo, são muitas as peculiaridades que envolvem esse tesouro urbanístico da cidade. Vamos conhecer algumas delas?

 

- O edifício foi construído por ser um dos projetos do concurso de arquitetura do Circolo Italiano. Não só o de Franz Heep que foi o vencedor, mas também do Warchavchik, Botkowsky, entre outros.

- Em novembro de 1968 a rainha Elizabeth II visitou o local e registrou a sua visita.

- O edifício é um marco em relação à volta da diplomacia entre o Brasil e os italianos que nele vivam.

- A dinamicidade do conjunto e a ilusão de movimento resultam da combinação do deslocamento do bloco principal na direção do cruzamento das avenidas, secundado pelo bloco menor nas franjas da laje, e do volume do primeiro.

- Enquanto acontecia a reunião sobre o concurso que deu origem ao prédio, o visionário Heep desenhou em um bloquinho uma elipse gorda, dispensou o quadrado ou mesmo qualquer outra forma casual de esboço, que é exatamente o formato que ficou.

- O Restaurante [Terraço] Itália foi fruto de um presente para a cidade, do imigrante Evaristo Comolatti, fundador do grupo Comolatti, pois ele havia ganhado muito dinheiro no Brasil.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Rádio ESPORTESNET