5 Passos para uma autoestima incrível
07/07/2020 11:56 em Há Psicologia Aqui

 

Ter uma boa autoestima vai além de uma aparência física dentro dos padrões, porém muitas pessoas se enganam e passam a vida buscando autoestima no que veem no espelho... Cirurgias plásticas, procedimentos estéticos, chás milagrosos, dietas do momento e até algum resultado na aparência, mas nunca o suficiente para que a autoestima seja elevada.

         Essa falsa visão sobre a autoestima leva a pessoa a sempre encontrar um defeito, um motivo para se desmerecer, um motivo para dizer que não é digna, que poderia ser melhor, com aquela necessidade de aprovação do outro, milhares de fotos e filtros nas redes sociais, mais ainda assim um vazio, ainda assim uma extrema falta de autoestima. E isso acontece porque autoestima não se trata de “ser bonito” “ser padrão” ou “ser considerado pelo outro”, ela é muito mais que isso.

 

E para entender e aumentar essa autoestima existem conhecimentos e atitudes que você precisa conhecer e colocar e prática já. Vamos vê-las?

 

1 – Entenda o que é autoestima

Se ter estima é ter consideração e admiração por algo e auto significa a você mesmo, podemos entender que autoestima é ter consideração e admiração por si mesmo.

 

Nós não precisamos de aparência física para amar pessoas que nos fazem bem, para admirar pessoas incríveis ou para fazer bons amigos. Já reparou que sempre tem um amigo ou familiar que não é tão “bonito assim” na nossa concepção de beleza, mas que isso não atrapalha em nada o nosso sentimento? O nosso amor permanece o mesmo e a beleza passa a ser só um detalhe.

 

2- Se conheça e se ame por quem você é

         Se para amar e admirar o próximo não recorremos apenas à beleza, se sabemos que amar alguém é mais que reconhecer e admirar o seu físico, por que ao olhar para nós, buscamos apenas no físico o motivo para nos amarmos?

 

Você não pode ter uma relação vazia com você mesma (o), porque relações só por beleza não funcionam, se não houver conteúdo a beleza não segura a fluidez e a leveza de um bom relacionamento, e isso vale para o seu relacionamento com os outros e para o seu relacionamento com você.

 

Quem é você além do seu físico? Quem é você além da beleza? O que você faz de bom, o que você representa a você mesma (o)? O que faz de você uma boa companhia para as pessoas? Você se conhece e admira o que você faz e quem você é?

 

3- Pratique o amor próprio 

Se orgulhe das suas conquistas, se aplauda, observe e exalte o que você faz de bom e quem você é, busque se tornar admirável para você, busque fazer o que você gosta, se abraçar e se acolher.

 

4- Respeite o seu momento 

Entenda que nem sempre você estará na sua melhor versão, em alguns dias você irá falhar e tudo ok, você tem esse direito, e assim como o erro dos nossos amigos nos irrita, mas não acaba com o nosso amor por eles, os nossos erros também não devem acabar com o nosso amor-próprio

 

5- Curta a sua jornada e pare de buscar o final feliz 

Curta o seu momento, curta a sua vida, faça coisas e tenha atitudes que te levem aos seus finais felizes, mas não espere os finais felizes para começar a viver bem. Você pode ser feliz e se admirar enquanto emagrece, você pode se amar e se respeitar enquanto vai buscando meios para sair de um relacionamento abusivo, você pode se sentir útil e incrível enquanto estuda e é uma auxiliar, você pode ser feliz, sorrir e viver com pouco, enquanto você não tem o muito que almeja

Resumindo, sua autoestima não está apenas no que você vê no espelho, isso é uma parte de você e talvez pode melhorar sim, e não há problema em querer melhorar, mas você precisa entender que isso é só um detalhe, que o seu amor-próprio precisa ser completo, complexo e considerar você por inteiro, pois cada pedacinho é importante

Se ame, se perceba, se acolha, se respeite e VIVA, ainda que as circunstâncias não sejam as ideais, os seus valores, o seu jeito e as suas atitudes sempre poderão ser um motivo de orgulho e de amor. 

Quando você entender o que é autoestima, quando você aprender a se amar e a se admirar por inteiro, nada e nem ninguém poderá mudar o amor que você sente por você, nesse momento você terá entendido tudo, nesse momento você terá uma autoestima incrível.

 

___________

 

Por: Thais Almeida 

Instragram.com/APsicologaThais

Facebook.com/APsicologaThais 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Rádio ESPORTESNET