Taboão da Serra promoveu o 1º Festival das Lanternas
22/02/2020 10:59 em Cultura

 

Por Ricardo Lima

A Escola Kin Mui Kung Fu de Taboão da Serra com o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo realizou no último domingo, 16 de fevereiro, o 1º Festival das Lanternas em comemoração ao Ano Novo Chinês na praça Nicola Vivilechio, no centro. O evento teve desfiles de dragões e leões chineses, apresentações de artes marciais e de música.

De acordo com a secretaria de Cultura e Turismo, Wanderley Bressan, o evento busca trazer um pouco da milenar cultural chinesa para Taboão da Serra e região. “O Festival das Lanternas é a festa que fecha as comemorações do ano novo chinês. A festividade é belamente enfeitada com lanternas luminosas, sons, luzes e beleza. Definitivamente uma experiência inesquecível a quem participa!”, falou.

O Festival das Lanternas é comemorado no décimo quinto dia após o ano novo chinês. O evento chama atenção pelo surpreendente encanto com as lanternas sobre as cidades e suas águas. As pessoas acendem suas lanternas por todo o país para atrair bênçãos e energias positivas para o ano novo. O Ano Novo Chinês começou no dia 25 de janeiro e terminará em 11 de fevereiro 2021. Ele será regido pelo rato.

Segundo o organizador do evento, Marco Martim, o festival busca difundir e promover a integração cultural entre os dois países. “O 1º Festival das Lanternas foi incrível, com oito apresentações maravilhosas, de desfile de dragões, leões, artes marciais e de música. O evento traz para nossa cidade mais cultura, além de levar para as crianças esporte e lazer”, disse.

A festividade teve apresentações de dragões, leões e outros símbolos da rica cultura chinesa. Ao som do tambor conhecido como Tayko, os alunos desfilaram apresentando roupas de luta. Logo em seguida, foram feitas demonstrações de luta com espadas, nunchaku e outras performances.

 

O rato é o primeiro animal do zodíaco chinês. Os 12 signos do horóscopo chinês são utilizados para representar os anos. São eles: rato, boi, tigre, coelho, dragão, cobra, cavalo, cabra, macaco, galo, cachorro e porco. Pela crença, os animais também recebem a influência dos 5 elementos fundamentais do Universo: metal, madeira, água, fogo e terra. Por isso, o calendário chinês possui cinco ciclos de 12 anos cada.

 

 

 

 

 

 

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Rádio ESPORTESNET