Matematicando no Parque leva diversão e inovação ao Parque das Hortênsias
15/11/2019 13:28 em Cultura

Por Vera Sampaio

Pensar em matemática pode ser um desafio horripilante para muitas pessoas, mas não para os alunos das escolas da Prefeitura de Taboão da Serra. Os quase 31 mil alunos da Rede Municipal de Ensino aprendem a disciplina de forma lúdica, através de jogos, gincanas e brincadeiras. Parte destas atividades puderam ser vistas na última sexta-feira, 8 de novembro, durante o Matematicando no Parque, ação lúdica realizada no Parque das Hortênsias.

O evento, organizado pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, chegou a quinta edição e agradou quem compareceu. Vania Bispo da Silva acompanhou as filhas Heloá, Lorena e Lohane, todas alunas da EMEF Vinícius de Moraes. A moradora do Jardim das Margaridas aprovou a iniciativa. “Esta é a primeira vez que trago elas e gostei muito, é bem bacana. As meninas adoraram os jogos, inclusive agora estão brincando, não tenho nem o que falar. Gostei muito das barracas, são bem criativas”, comentou.

Assim como nas edições anteriores, cada escola montou uma barraca com as ações que são desenvolvidas em sala de aula. A EMI Santo Antônio, através de jogos de dados, abordou a conscientização do trânsito seguro. Já a EMEF Prof. Francisco Ferreira Paes e o Centro de Integração e Apoio ao Deficiente Visual (CIADEV), levaram o projeto “O que você gostaria que as pipas levassem ao céu” e sensibilizaram os participantes sobre o uso do soroban, uma calculadora usada por deficientes visuais.

O prefeito Fernando Fernandes ressaltou que é sempre gratificante ver os trabalhos desenvolvidos pelos professores. “O Matematicando demonstra a preocupação que as escolas têm para um aprendizado eficaz, pois faz com que nossas crianças desenvolvam e aprimorem o raciocínio lógico para assim resolver questões de matemática e de ciências exatas”, disse. “Mais uma vez parabenizo o secretário de Educação Prof. João Medeiros, todos professores e demais profissionais que fazem o ensino de Taboão da Serra um dos melhores do País”, finalizou.

Space Learning

Uma das novidades deste ano foi o Space Learning, área de atividades com 40 iPads (tablets) organizada pela empresa Planneta Educação. “Este espaço é a tendência da sala de aula do futuro, que não tem mais carteiras individuais, as crianças trabalham de diversas formas dentro do ambiente. É o  conceito de novos espaços de aprendizagem, onde as crianças podem trabalhar colaborativamente, nas mesas, em grupo, sentados no chão ou em puffs e continuam desenvolvendo aprendizado, além de fazer atividades guiadas utilizando o espaço do parque”, explicou Jessyca Nascimento, gerente executiva de Projetos e Operações da Planneta.

Parte desta experiência já é vivenciada pelos alunos de Taboão da Serra, nas escolas onde já foram entregues os iPads. “Quando você entra em uma escola onde os alunos fazem este tipo de atividade, estão todos concentrados e focados. O uso das novas tecnologias auxilia tanto no processo de aprendizado, quanto na gestão da sala de aula”, afirmou Ademir Silva, coordenador de projetos da Planneta.

Concurso de Tabuada

Durante o Matematicando no Parque aconteceu a etapa final do Concurso de Tabuada. A competição contou com a participação de todos os alunos matriculados nos 5ª Anos. A fase classificatória ocorreu nas escolas. O aluno Felipe Moreno de Vasconcelos, da EMEF Cecília de Moraes, sagrou-se campeão da competição. Em segundo lugar ficou o aluno Matheus Aparecido Lima, da EMEF Profª Therezinha Volpato Baro, em terceiro o estudante Ernandes Gualberto Barboza Júnior, da EMEF Maria Alice Borges Guion. Já a quarta posição a ficou com a aluna Jamily Souza Goes, da Escola Municipal Bilíngue para Surdos (EMEBS).

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Rádio ESPORTESNET