Em Taboão, Desfile Cívico de Sete de Setembro leva 15 mil pessoas à Arena Multiuso
16/09/2019 14:40 em Cultura

Por Vera Sampaio

O Desfile Cívico de Sete de Setembro, promovido pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia de Taboão da Serra, levou ao menos 15 mil pessoas à Arena Multiuso no último sábado, 7, feriado da Independência. Quem compareceu, se encantou e pode ver parte dos inúmeros trabalhos desenvolvidos pelas Escolas Municipais de Educação Infantil e Fundamental. Foram quase duas horas de espetáculo sobre o tema “As manifestações culturais brasileiras", um desfile repleto de cor, movimento, calor, vida e emoção.

Nas arquibancadas, pais, familiares e moradores enfrentaram o sol de 28ºC para ver os cerca de seis mil alunos, professores e convidados. O mesmo ocorreu com quem preferiu ficar na concentração, ao lado das escolas que aguardavam o tão esperado momento de desfilar. Isaura Santos foi uma delas. "Acompanho o Desfile desde quando era lá na Avenida Fernando Fernandes. Sempre me emociono quando vejo as crianças, as roupinhas que elas usam e a empolgação das baterias (fanfarras) dá uma sensação boa, uma felicidade”, afirmou a moradora do Pirajuçara.

A criatividade das escolas aumenta a cada ano. A Escola Municipal Bilíngue para Surdos (EMEBS), dentre outras coisas, levou à Arena a representação de um índio em uma canoa navegando em um rio. A EMI Bidu com um avião de materiais recicláveis fez a réplica de Brasília. A EMEF Armando Andrade tratou de danças típicas do Maranhão, como a dança “O tambor de Crioula”, e a lenda da serpente. Já os alunos da EMEF Cecília Meireles, abordou a cultura mineira, os artistas Aleijadinho e Ziraldo, além do aviador Santos Dumont e o avião 14 bis.

O prefeito Fernando Fernandes, ao lado da deputada estadual Analice Fernandes, mais uma vez parabenizou alunos, professores e a Secretaria de Educação pelo excelente trabalho. “É sempre uma honra prestigiar o Desfile Cívico, ver que os investimentos na educação frutificam, culminam no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), mas antes estão presentes em tudo o que a Secretaria de Educação faz”, disse. “Parabenizo o secretário de Educação, Prof. João Medeiros, e na pessoa dele, estendo os parabéns a todos alunos, professores, diretores e demais servidores que se envolveram e fizeram o desfile de 2019 belíssimo e encantador”, finalizou Fernando Fernandes.

Já o secretário de Educação, Prof. João Medeiros, destacou os trabalhos das escolas para a construção do desfile. “Mais uma vez as escolas deram um show e realizaram um trabalho de excelência. Além de abordar com os alunos sobre o tema do desfile em sala de aula, as escolas tiveram muita criatividade, usaram materiais recicláveis, uma riqueza de detalhes que enche os olhos”, afirmo.

Show a parte também deram as fanfarras tanto nos ensaios e desfile, quanto após a participação. A fanfarra da EMEF Edson Mambelli, por exemplo, reuniu um público considerável embaixo das arquibancadas enquanto comemorava a participação no Desfile.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Rádio ESPORTESNET