Taboão da Serra celebra 29 anos do Estatuto dos Direitos da Criança e do Adolescente
20/07/2019 15:32 em Taboão da Serra e região

Por Vera Sampaio

Neste mês de julho, o Estatuto dos Direitos da Criança e do Adolescente (ECA) completou 29 anos desde a instituição. Para celebrar, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Taboão da Serra, realizou na sexta-feira, 12 de julho, um encontro no Cemur.

À ocasião, também foi comemorado o aniversário de 14 anos do CMDCA de Taboão da Serra, completos em 06 de julho. O encontro contou com apresentações de teatro, canto, coral, dança e jogral feitos por jovens atendidos pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania, por entidades parceiras da prefeitura, e pela Secretaria de Saúde através do projeto “Saúde do Adolescente”.

Durante a abertura, a presidente do CMDCA Vanini Mandaj ressaltou a importância do ECA para o atendimento aos jovens. “O ECA, quando foi promulgado, não trouxe apenas uma nova legislação, mas uma nova forma de pensar e ver a criança e o adolescente no país”, disse. “Com a promulgação, a criança passou a ser um sujeito de direito, que precisa de proteção integral, pois se encontra em desenvolvimento biopsicossocial e que precisa ser vista sem discriminação, seja ela por raça, deficiência, classe social ou qualquer outro tipo de pré-julgamento”, explicou Vanini Mandaj.

Já a secretária de Assistência Social, Arlete Silva, agradeceu o apoio do prefeito Fernando Fernandes, o comprometimento da presidente do CMDCA e a parceria da promotora da Infância do Ministério Público das Dra. Maria Júlia Kaial Cury. “Nós, Taboão da Serra, só temos que agradecer primeiramente a Deus e depois a senhora por estar aqui nos apoiando, nos ajudando e orientando. É fundamental trabalhar trabalharmos em rede e a Dra. Júlia é uma parceria que está sempre ao nosso lado, procurando auxiliar”, afirmou.

Em sua fala, a promotora Dra. Maria Júlia Kaial Cury destacou a importância de conviver com as diferenças e da valorização do outro. “Aprendendo a lidar com o outro que é diferente, que tem um monte de coisa pra ensinar, a gente vai parando de cometer o bulliyng que tanto mal tem feito às pessoas e vai aprendendo a se desenvolver”, destacou. A promotora ainda entregou para cada representante dos núcleos e de entidades presentes uma cópia do livro “Diálogos e Mediação de Conflitos nas Escolas – Guia Prático para Educadores”, que utiliza técnicas de comunicação não violente para resolução de problemas e conflitos.

Estiveram presentes o vice-prefeito Laércio Lopes, os vereadores Ronaldo Onishi e Priscila Sampaio, o secretário e a secretária adjunta de Planejamento, Dr. Robson Neves e Mi Quirino, a conselheira tutelar Silvani Ferreira Ugrin,

O CMDCA

O CMDCA tem por objetivo deliberar e fiscalizar as políticas de defesas dos direitos da criança e do adolescente no município, segundo as diretrizes do ECA. As reuniões são abertas ao publico em geral e acontecem toda primeira quinta-feira de cada mês, às 9h, na sede da Secretaria de Assistência Social e Cidadania.

Serviço:
Secretaria de Assistência Social e Cidadania
Sala dos Conselhos
Rua Luís Carlos Ventura, 79, Jardim Pirajuçara
Tel.: (11) 4138-8040

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Rádio ESPORTESNET