8ª Mostra Mario Pazini de Teatro do Gueto acontece entre os dias 30 de maio e 10 de junho
31/05/2019 14:56 em Cultura

Por Ricardo Lima

     O espaço Clariô com o apoio da Prefeitura de Taboão da Serra, através da Secretaria de Cultura e Turismo, promove a 8ª edição da Mostra Mario Pazini de Teatro do Gueto com um circuito de apresentações gratuitas de coletivos que desenvolvem trabalhos no eixo cultural da periferia, entre os dias 30 de maio e 10 de junho.

     Na última quarta-feira, 29, foi realizada uma coletiva com a presença da imprensa regional para divulgar a mostra cultural com artistas do município, que participam durante o ano de outros movimentos culturais como a encenação da Paixão de Cristo, além de mostrar o espaço Clariô e o trabalho desenvolvido pelo grupo.

     Segundo o secretário de Cultura e Turismo, Wanderley Bressan, a mostra cultural busca dar oportunidade para os artistas e coletivos para a periferia. “Espero que todos os tabaonenses possam conhecer o Espaço Clariô e participar da mostra cultura, que tem conteúdo muito rico e com diversidade”, disse.

     Com a ideia de refletir sobre a "produção artística do gueto", a estética e discursos das comunidades afastadas dos grandes centros, a mostra compartilha com a comunidade e com outros artistas, a ideia de uma cultura politizada. A mostra já acolheu cerca de 70 coletivos teatrais de diferentes localidades brasileiras.

     Dentro da programação da mostra se destacam apresentações de coletivos de teatros (infantis e adultos), dança, música, saraus e também artistas plásticos, cineastas e escritores. Neste ano, a mostra terá como foco o Teatro de Bonecos E Mascaras. Trazendo produções e debates acerca da linguagem e relação com o teatro de “Brincadeiras”, popular no Brasil.

Espaço Clariô

     O Espaço Clariô é um coletivo de arte resistente que busca, através da cena e da troca com outros coletivos, discutir a arte produzida pela periferia, na periferia e para a periferia. É um grupo marcado pela teimosia, que desde 2002 segue com o objetivo de produzir e pensar o teatro nas bordas da metrópole. 

     Artistas renomados como: Chico Cesar, Joelzito Araújo, Criolo, Virginia Rosa, Celso Frateschi, Pascoal da Conceição, Lena Bahule, Marcelino Freire, ZéCarlos Machado e tantos outros também já passaram pelo espaço Clariô, contribuindo com a cultura de acesso e o diálogo com as artes em geral.

     O Espaço Clariô é um galpão 120 metros quadrados com um pé direito de 6m, arquibancadas moveis e desmontáveis feitas por madeira e ferro comportando 80 pessoas sentadas. No núcleo tem um banheiro para deficiente, dois banheiros para o restante do público e um camarim com espelhos.

Programação:

30/05- 20h, Máscaras e Teatro de Bonecos- Espaço Clariô de Teatro

31/05- 20h, Mamulengo da Folia e A Folia No Terreiro de Seu Mane Pacaru- Espaço Clariô de Teatro

01/06- 15h, Dual Cena Contemporânea e Chullos- Praça Luiz Gonzaga

02/06- 15h, Esparrama e Navegar- Espaço Clariô de Teatro

03/06- 20h, A Vedete- Espaço Clariô de Teatro

04/06- 15h, CIA dos Inventos e Contos Fantásticos- Espaço Clariô de Teatro

05/06- 20h, A Saga de João Caixote- Espaço Clariô de Teatro

06/06- 20h, Formosura de Teatro e Os miseráveis: O Óleo da Máquina- SESC Campo Limpo

07/06- 20h, O que é o “Teatro Brincante”? A fusão da linguagem do teatro brincante e do teatro popular- SESC Campo Limpo

08/06-14h, Tambor Mineiro- SESC Campo Limpo

08/06- 16h, Formosura de Teatro e Boi Estrela- SESC Campo Limpo

09/06- 11h, Ator e Boneco em Cena- SESC Campo Limpo

09/06- 20h, Galanga, Chico Rei- SESC Campo Limpo

10/06- 20h, Sarau do Binho- Espaço Clariô de Teatro

Serviço:

Espaço Clariô de Teatro
Local: Rua Santa Luzia, 96, Vila Santa Luzia- Taboão da Serra

Praça Luiz Gonzaga
Local: Praça Luiz Gonzaga- Vila Carmelina Gonçalves- Taboão da Serra

Sesc Campo Limpo
Local: Rua Nossa Sra. do Bom Conselho, 120, Campo Limpo

Entrada Gratuita

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Rádio ESPORTESNET