Messibilidade: brilhante atuação do argentino garante o Barcelona na semifinal da Champions
16/04/2019 19:41 em Esportes

   Por Thais Nogueira

 

   Hoje foi dia de decisão no Camp Nou, em Barcelona. Os donos da casa receberam o Manchester United para o jogo de volta na definição de quem ficaria com uma das vagas da semifinal da Champions League.

Enquanto o Barça jogava pelo empate, a equipe inglesa tinha a missão de reverter o placar de 1 a 0 desfavorárel à eles. Após protagonizar uma classificação sofrida, quase no último minuto, das oitavas para as quartas de final, ainda havia esperança que isso pudesse se repetir dessa vez. Porém, o que se viu foi uma vitória irretocável por 3 a 0 do Barcelona, que volta a disputar a fase semifinal da Champions League após quatro anos.

   O United começou os primeiros minutos de jogo mandando um claro recado de que jogaria para buscar o resultado e chutou algumas vezes com perigo na área do Barcelona. Mas esse susto inicial não durou muito tempo. O Barcelona foi aos poucos ganhando o campo e se aproximando do ataque. Tanto que aos 10 minutos, Rakitic chegou bem na área e em seguida foi derrubado pelo brasileiro Fred. Inicialmente o juíz marcou pênalti, mas após conferir novamente a jogada com o auxílio do VAR, o árbitro optou por não validar o pênalti.

A partir daí, o jogo virou para o Barcelona que soube equilibrar a partida. E a estrela de um tal Lionel Messi resolveu brilhar. Aos 16 minutos, o camisa 10 da equipe blaugrana driblou dois adversários e acertou um belo chute de fora da área. O gol foi uma espécie de balde de água fria para os Reds, que aos 20 minutos, viu Lionel Messi se aproveitar da zaga distraída do United e chutar novamente de fora da área e ampliar o placar. Além da zaga, o goleiro De Gea ainda falhou feio no lance.

Dois gols num intervalo de quatro minutos. No agregado, o placar apontava 3 a 0 para o Barcelona. Isso tudo parece ter abalado o United, que viu o Barcelona ter o controle da partida no tempo restante da primeira etapa.

   Na volta para o segundo tempo, o United demorou para chegar ao ataque e quando fez, não ofereceu muito perigo . E quando o jogo parecia ter esfriado, de repente mais um gol do Barcelona. Em uma jogada que começou no meio do campo e terminou na entrada da área e nos pés do brasileiro Philippe Coutinho, que fez aquilo que é a sua maior especialidade: chutou certeiro no ângulo para fazer Barcelona 4 a 0 aos 21 minutos do segundo tempo. Pouco tempo depois, aos 23 minutos, Lionel Messi ainda perdeu a chance de fazer o que seria um belíssimo gol de bicicleta.

Tentando reverter o placar, Solskaer, treinador dos Reds, resolveu colocar Lukaku na partida só aos 32 minutos do segundo tempo. Deixar o atacante belga, que é peça importante do time no banco de reservas em um importante jogo como este, pode ter custado caro a equipe de Manchester que não conseguiu reverter a vantagem de 4 a 0 que o Barcelona detinha. Alexis Sánchez ainda tentou acertar uma cabeçada aos 44 minutos, no que pareceu ser a última chance para um gol de honra do United.

Para quem esperava um milagre classificatório como aquele das oitavas, dessa vez o raio não quis cair duas vezes no mesmo lugar. A equipe inglesa, que vem obtendo bons resultados desde a saída de José Mourinho, esbarrou em um Barcelona bem organizado liderado por um Lionel Messi que estava em um dia inspirado. Parafraseando o técnico Tite, hoje foi dia de 'Messibilidade''. O argentino se redimiu da melhor forma possível da atuação apática que teve no primeiro jogo das quartas de final na semana passada.

   Enquanto o Manchester United fica pelo caminho e não chega à uma semifinal desde a temporada 2010-11, o Barcelona volta a disputar a semifinal após quatro anos. A última vez foi na temporada 2014-15, mesma temporada em que ao final se sagrou campeão do torneio.

   O clube espanhol espera agora o vencedor do jogo entre Liverpool e Porto, que será realizado amanhã. O Liverpool  aparece como favorito por ter vencido a partida anterior por 2 a 0. Mas tudo pode acontecer. De qualquer forma, o confronto entre os dois semifinalistas está marcado para o dia 30 de abril com local e horário ainda não confirmados.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Rádio ESPORTESNET