Osborne 1 Completa 38 anos
03/04/2019 19:05 em Ciência e Tecnologia

Por: Vanderson Pavani

     Os computadores presentes na nossa rotina de uma forma bem expressiva nos dias de hoje. E por mais que a sua atuação no nosso cotidiano seja atualmente diária, a verdade é que isso só se tornou presente no nosso cotidiano há poucos anos.

     Porém, é claro que dentro das últimas décadas os computadores têm se desenvolvido de uma forma cada vez maior. Mas não é por isso que devemos deixar de esquecer que seus primeiros formatos mais se pareciam com gigantes calculadores do que com os aparelhos que conhecemos hoje. 

     O próprio poder de processar dados das grandes máquinas capazes de ocupar salas logo no seu surgimento não consegue se comparar com a nossa capacidade atual, em pequenos dispositivos móveis que são carregados para lá e para cá em nossos bolsos. O  primeiro a ser lançado foi o  OSBORNE 1 lançado em 03 de Abril de 1981 pela Osborne Computer Corporation. Pesava 10,7 kg, custavam 1.795,00 dólares. 

     Foi o primeiro microcomputador a ser vendido com aplicativos: o editor de texto Wordstar, a  planilha eletronica Supercalc e linguagens CBASIC e MBASIC eram líderes em seus respectivos nichos de mercado, com um valor no varejo de mais de US$ 2.000 se fossem comprados separadamente. O conteúdo exato do software incluído variava de acordo com a época da compra; por exemplo, o  DBASE II não constava dos primeiros sistemas vendidos. 

     No auge das vendas, a Osborne Computer Corporation chegou a comercializar 10.000 unidades do Osborne 1 por mês. A máquina foi amplamente imitada, a medida em que outros fabricantes de computadores começaram a oferecer computadores portáteis de baixo custo com  software incluído assim, o OSBORNE 1 teve sua comercialização interrompida pelo avanço da tecnologia de 1985.

 

 

Fonte: http://www.old-computers.com/museum/computer.asp?c=181&st=1

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Rádio ESPORTESNET