Livro mostra o Brasil na Segunda Guerra Mundial
20/03/2019 21:38 em Cantinho Literário

Pense em um museu que você pode levar aonde for. Assim pode ser definido o livro 120 objetos que contam a história do Brasil na Segunda Guerra Mundial, assinado pelo historiador Cesar Campiani e recém-lançado pelo selo Livros de Guerra, da editora Panda Books.

Especialista na área de história militar, Campiani apresenta 120 objetos que revelam detalhes da rotina dos soldados brasileiros na Segunda Guerra Mundial. São uniformes, armamentos, material de treinamento, peças de combate, medalhas, distintivos, armas de defesa pessoal, utensílios para alimentação e higiene, medicamentos, impressos de propaganda Aliada que circulavam no Brasil, itens relacionados à viagem de navio para a Itália e fotos dos combatentes em guerra.

Os itens foram cuidadosamente selecionados pelo autor em acervos pessoais particulares e de veteranos da campanha da Itália, série de operações perpetradas pelos Aliados que se iniciou em 1943 e durou até o fim da guerra, em 1945. O Brasil participou da campanha enviando 25 mil homens do Exército pela Força Expedicionária Brasileira (FEB), uma esquadra de navios da Marinha e um grupamento de caças da Força Aérea Brasileira (FAB).

Por apresentar um material inédito, o livro de Cesar Campiani é um documento histórico valioso para compreender de forma mais ampla e profunda o envolvimento do Brasil no maior conflito do século XX. Elaborar uma obra deste caráter implica uma cuidadosa curadoria de objetos e a caça a exemplares em mãos de famílias, veteranos e colecionadores. Mais do que apresentar objetos da Segunda Guerra Mundial como curiosidades, colecionáveis ou raridades, a proposta do livro é aproximar o leitor da realidade material dos combatentes e civis brasileiros que participaram do conflito.

A obra traz um rico material ilustrado com imagens de alta definição dos objetos, cópias de documentos e fotografias dos pelotões, escalões e soldados brasileiros em ação. Cada imagem é acompanhada por um texto que explica sua relevância histórica e apresenta dados complementares. Apreciados em conjunto, textos e fotos criam o contexto para o leitor formar uma ideia de como era a vida dos combatentes brasileiros nas linhas de frente; imaginar o rigor do inverno, a necessidade de camuflagem diante do inimigo nas montanhas nevadas e de proteção de granadas e estilhaços; questionar a alimentação militar recebida na forma de rações americanas de combate; sentir o orgulho ostentado nos uniformes e distintivos.

Repleto de detalhes bélicos e, ainda assim, de leitura fluida e informal, 120 objetos que contam a história do Brasil na Segunda Guerra Mundial é um museu portátil que agrada tanto os interessados em história e guerra quanto os curiosos em geral.

 

TRECHO

“A capacidade de deflexão balística do capacete de aço era relativa, sendo apenas suficiente para suportar o impacto de pequenos estilhaços projetados com menor força. Muito raramente o capacete podia desviar a trajetória de um projétil inimigo, dependendo do ângulo de penetração. Tiros diretos e estilhaços provenientes de explosões muito próximas atravessavam a peça com facilidade. Ainda assim, muitas vidas foram salvas, uma vez que até mesmo um fragmento de granada de menor dimensão bastaria para ferir com gravidade um soldado desprotegido. O capacete interno, de leve fibra de tecido embebida em resina plástica, podia ser desencaixado, fazendo com que a concha de aço fosse ocasionalmente utilizada como um recipiente para a higiene pessoal na linha de frente.”

 

O AUTOR

Cesar Campiani nasceu em São Paulo em 1971 e publicou seu primeiro livro sobre a FEB em 1995. É doutor em história militar pela Universidade de São Paulo e trabalhou em diversos projetos de ensino do Exército Brasileiro. Foi professor na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, na PUC-SP e na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

 

120 OBJETOS QUE CONTAM A HISTÓRIA DO BRASIL NA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

Autor: Cesar Campiani | 176 pp. | 21,5 X 25,5 cm | R$ 69,90

Editora: Livros de Guerra | ISBN: 978-85-52944-03-4 | CB: 9788552944034

Capa: couchê brilho 150g | Acabamento: laminação fosca | Miolo: couchê fosco 115g

Assunto: Brasil; Segunda Guerra Mundial; não ficção

 

Sinopse: Especialista na área de história militar, Cesar Campiani apresenta 120 objetos que revelam detalhes da rotina dos soldados brasileiros na Segunda Guerra Mundial. São uniformes, armamentos, material de treinamento, peças de combate, medalhas, distintivos, armas de defesa pessoal, utensílios para alimentação e higiene, medicamentos e muito mais.

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Rádio ESPORTESNET