Ahhh...o futebol
27/02/2019 13:50 em Editorial

Não sou um gênio sobre futebol

Gosto do assunto...demais

Sempre estudei para tentar aprender mais com a história da modalidade, respeitar suas origens, culturas e principalmente, os grandes nomes da modalidade.

Tive o azar de não ter visto Pelé, Garrincha, Falcão, Rivelino, Djalma Santos, Domingos, Ademir da Guia, Leão, Gilmar, Zagallo entre outros.

Mas o pouco que vi...me encantou do finalzinho do anos 80 e anos 90. Antes da geração selfie e Playstation.

Antes da geração que usa dados de videogame para dizer quem é bom ou ruim.

Antes da explosão das potências econômicas no esporte.

O futebol sofre dezenas de influências políticas, econômicas e culturais. É natural do esporte...da evolução e devemos saber acompanhar isto.

Mas jamais podemos deixar de lado nossa essência, nossa cultura em detrimento de algo que não possui identificação alguma conosco.

Nosso sangue latino, nossa cultura extremamente emotiva não nos permite "engessamentos ", não podemos virar reféns de padrões ou modismos impostos por algo que não tem a ver com nossa maneira de ver o futebol.

O futebol brasileiro deixou sim de ser referência, deixou de ditar tendência, tudo isto por virarmos as costas as nossas essências e cultura, por não olharmos mais para os que nos fez únicos nesta modalidade e que "bordou* cinco estrelas em nosso manto.

Temos que repensar sim...estudar bastante e efetuar um resgate histórico e uma mudança estratégica administrativa na modalidade.

COMENTÁRIOS
Rádio ESPORTESNET