Obrigado
12/02/2019 11:02 em Editorial

 

     Me recuperando de um processo infeccioso, acordo e ligo o rádio para me manter informado, como sempre, na BandNews, mas minha memória me trai, o Mestre não esta mais la.

    Boechat se foi, é verdade, a ficha dolorosa para cair, é real, um dos maiores ícones do jornalismo se foi, vitimado de forma rapida e cruel.

    Deixou fãs e lições, e quantas lições.

    Nos ensinou que o jornalismo não deve ser mecanizado, robotizado, norteado de termologias tecnicistas. Como ele mesmo dizia, as filhas dele o "Seu Adamastor" devem entender a notícia de forma clara e objetiva, sem rodeios.

     Ele tinha este feeling, de criticar o que era errado e não por questões pessoais. Levar o clamor do povo para os microfones, ser o grito do levante daquelesque se sente excluídos e marginalizados. Sem fazer "Datenismo", sempre com bom humor e elegância.

    Ser de uma cultura plural é outro de seus ensinamentos, saber falar de política, esporte,ciência sem perder o tom,este era Ricardo Eugênio Boechat.

    O vi uma única vez através do vidro do estúdio da BandNews, fiz um gesto de referência a distância que visualmente fui correspondido pelo âncora, mas queria mais, gostaria de poder cumprimentá-lo e dizer o quanto seu estilo me influenciou, o quanto me identifiquei com ele, desde os tempos do Bom Dia Brasil, na Globo, até o Jornal da Band e a BandNews.

    Dos amigos dele a palavra predominante era generosidade.Para quem se declarava ateu, tinha mais de cristão nele do que em dezenas de inflamados  e categóricos religiosos. Humilde e sublime, sempre estendia a mão aos colegas, sempre na essência da reportagem, divulgava seu próprio telefone no ar para receber informações dos ouvintes e apurar os fatos.

   Queria poder te dizer mestre...o quanto você é marcante para os jornalistas, para os que amam o jornalismo de verdade, para os que realmente entenderem seu legado, ele nunca será perdido.

 

Fernando Alves Firmino

 

 

 

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Rádio ESPORTESNET