Salah e sua importância além do futebol
12/06/2018 - 10h11 em Esportes

Por Caio Vinícius Moraes


Todos conhecemos Mohamed Salah Ghaly ou apenas Salah, mas poucos sabem da importância que ele tem em seu país natal, o Egito.
 

A política do Egito é baseada em republicanismo. Depois da revolução egípcia em 2011 e da abdicação do então presidente Hosni Mubarak, o poder foi assumido pelas forças armadas, a qual dissolveu o Parlamento e suspendeu a constituição. Nós , brasileiros, já provamos o que é ter uma liderança politica de forças armadas e, ao longo do tempo, notamos que algumas medidas tomadas poderiam ser resolvidas de outras formas.

É fácil afirmar que a postura política do Egito refletiu na população. Em 2012, durante a Primavera Árabe, a população se revoltou contra os governantes. O clima de caos chegou ao futebol, uma das maiores tragédias da história do esporte, que quase acabou com a carreira de Salah. Após o jogo entre Al-Masry e Al-Ahly, torcedores do Al-Masry invadiram o gramado e agrediram jogadores e comissão técnica do Al-Ahly. O caos provocado pelos espectadores deixou 74 mortos e mais de mil feridos. O resultado do ocorrido foi a suspensão de todos os campeonatos nacionais do Egito, fazendo com que os jogadores do país ficassem sem atuar. A essa altura, Salah já se destacava e então foi convocado para uma excursão com a seleção egípcia sub-23 pela Europa, abrindo as portas para seu sucesso.

A fase de Salah é excelente. Ele foi eleito o melhor jogador do campeonato inglês, levou o Egito ao mundial e chegou a final da Champions League. Com uma drástica mudança em sua vida e dono de um salário de 360 mil libras, o carismático craque egípcio poderia dar as costas para seu país natal, mas é claro que não é assim. Mo Salah é amado pelo seu povo, em Cairo, a capital do Egito, é fácil encontrar pôsteres, pinturas e homenagens voltadas a ele. Na última eleição presidencial, Salah ficou em segundo lugar, mesmo sem ser candidato. Um voto de protesto e gratidão. O ‘’Messi egípcio’’ faz doações para comunidade em que nasceu, contribuiu com um projeto para construir escolas no vilarejo e tirou dinheiro do próprio bolso para melhoria de hospitais da região. As atitudes do camisa 11 do Liverpool surpreendem qualquer um. Enquanto jogava uma partida por sua seleção, a casa de sua família foi roubada. O ladrão foi preso pela polícia, porém Salah convenceu sua família a não prestar queixa e doou um dinheiro que o assaltante pudesse resolver sua vida. O próprio jogador ainda o ajudou a arrumar um emprego.

Mo Salah, recentemente, participou de uma campanha contra o uso de drogas e a procura pela reabilitação no Egito aumentou em 400%.

 premier league mo salah GIF by Liverpool FC

Salah ganhou uma musica curiosa em tempos de intolerância religiosa, o que faz do craque um embaixador da diversidade.

‘’If he's good enough for you,

He's good enough for me,

If he scores another few

then I'll be Muslim too...’’
 

 ‘’Se ele é o bastante pra você

ele é bom o bastante pra mim,

se ele fizer mais gols,

eu virarei muçulmano também...’’

Alguns ataques provocados por extremistas islâmicos, deixaram o mundo com dúvidas sobre os muçulmanos. Salah está espalhando e mensagem de diversidade e quebrando preconceitos. 

Após assustar o mundo depois de sua lesão na final da Liga dos Campeões, Mo Salah está confirmado na Copa. Ele com certeza brigará por um título de melhor jogador do mundo da FIFA e seria o primeiro jogador africano a conquistar esse prêmio. O Egito estreia na próxima sexta-feira (15/06) e com certeza terá milhões de fãs pelo mundo torcendo pelo êxito do país e principalmente de Mohamed Salah.



 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Rádio ESPORTESNET