Semana da Enfermagem é comemorada com palestra em Taboão da Serra
13/05/2018 19:10 em Saúde

 

Por Ricardo Vaz

     A Semana da Enfermagem foi comemorada em Taboão da Serra com uma palestra ministrada pelo enfermeiro Jefferson Erecy dos Santos, com o tema, “Enfermagem, uma voz para liderar: A saúde é um direito humano”.

     A palestra aconteceu no Cemur, nesta sexta-feira, 11, e os profissionais da saúde puderam debater sobre o tema.  

     Na abertura do evento a secretária de Saúde, Dra. Raquel Zaicaner, falou da importância de se entender como funciona o Sistema Único de Saúde (SUS). “Importante que todos tenham conhecimento de como funciona o SUS para defender os constantes ataques que sofremos. O SUS não é gratuito. Tem planos de saúde pedindo pra que 50% do dinheiro do SUS sejam aplicados em convênios mais baratos e assim criar planos de baixo custo. E a outra metade quem vai subsidiar?”, ressaltou Dra. Raquel.

     A secretária lembrou ainda que, “a enfermagem é pelo menos 40% de toda a mão de obra do SUS. É em vocês que se deposita toda a confiança em se cuidar de um paciente. Temos 13 Unidades Básicas de Saúde na cidade e doze são gerenciadas por enfermeiros. Esse é um reconhecimento que essa administração tem em saber da importância do papel do enfermeiro no sistema de saúde implantado pelo governo do prefeito Fernando Fernandes no município”.

     O vice-prefeito Laercio Lopes lembrou que na fase mais difícil da sua vida foram esses profissionais que mantiveram sua saúde em equilíbrio. “Essa é uma data que deve ser comemorada por todos pela importância desses profissionais para o setor da saúde. Fiquei internado por um período e coube a vocês, além dos médicos, todo o processo de recuperação da minha saúde. Quem cuida da saúde merece nosso total respeito”, salientou Laercio.

     Para a coordenadora de enfermagem, Lícia Toni, “a gestão de saúde de Taboão da Serra é referência para outras cidades por terem profissionais que fazem a diferença dentro de uma UBS e nos Prontos Socorros do município. Temos sim que comemorar e continuar sendo excelência dentro dos equipamentos de saúde”.

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Rádio ESPORTESNET